Em complementaridade com a actividade expositiva, o Atelier-Museu engloba um programa de acções ligado à reflexão crítica, nomeadamente conferências e conversas com artistas e curadores, que permitirá consolidar a acção do museu, enquadrando-a no contexto das práticas artísticas actuais.
Esse programa de reflexão adquire corpo em publicações – catálogos e livros – que documentam e reúnem as actividades desenvolvidas, bem como ensaios críticos, poéticos e artigos de investigação.
O conjunto de actividades insere-se numa estratégia de actuação em que o museu é pensado como um local privilegiado para o encontro entre os vários profissionais e o público, um espaço de convergência aberto a diversas perspectivas.
A propósito da exposição “Tratado dos Olhos” [Março – Setembro 2014], o Atelier-Museu Júlio Pomar procedeu à recolha de todos os textos escritos e publicados, da autoria de Júlio Pomar, desde 1942 até à actualidade, para uma edição/colecção de três volumes a serem lançados ao longo de 2014.